quarta-feira, 18 de novembro de 2015
Minhas dicas para as papinhas!
Me pedem muito para falar sobre papinhas...
Pensei, pensei, pensei.... Gente o que não falta na internet são ótimas receitas de papinhas, então resolvi escrever como que era a minha rotina de papinhas...
Alguns ingredientes eram preciosos na minha casa na época que eu fazia papinhas:
- Couve
- Brócolis
- Couve-flor
- Mandioquinha
- Cenoura
- Beterraba
- Batata
- Chuchu
- Carnes: Frango, carne vermelha FÍGADO, Sim, fígado, peixe, etc (lembro que peixe eu não usava no inicio da papinha, não lembro quando passei a usar, mas sempre segui a orientação do pediatra)
- Grãos: Grão de bico, feijão (usava muito o branco), aveia, arroz, lentilha, etc.
Mamas, papinha é a coisa mais “ baba” de se fazer, é importante você estar atenta as combinações que precisam ser feitas em todas as papinhas, sendo: carboidrato, legume, folha e grão (pelo menos foi assim que eu memorizei, me perdoem nutricionistas, se eu pensava da forma errada)
Então eu poderia fazer, por exemplo, papinhas como:
- Carne, Mandioquinha, Cenoura e Couve.
- Frango, Cenoura, Brócolis e Arroz
- Fígado, Mandioquinha, batata, couve-flor e aveia
E por aí se vão inúmeras combinações possíveis... Eu procurava seguir as instruções do pediatra e EU, VANESSA, utilizava nas papinhas cebola, salsinha e sal (muito pouco mesmo, apenas para evitar de ficar doce). O pediatra do Matheus sempre pediu par acrescentar óleo vegetal nas papinhas, então eu também utilizava óleo de Canola, coisa de uma colher de sopa rasa para uma panela que rendia aproximadamente 4 papinhas.
Eu não costumava utilizar a panela de pressão, eu fazia em panela comum geralmente e com pouca água para evitar de ter que desperdiçar a água do cozimento, e a quantidade de água também foi mudando de acordo com a consistência da sopinha que ia ficando cada vez mais espessa de acordo com a necessidade do bebe! Para transformar tudo em papinha, eu utilizava muito o mini processador, nunca utilizei liquidificador... No mini processador eu também conseguia “medir” o quanto eu queria deixar de pedacinhos na papinha, no começo eu processava bem, e virava um purezinho, bem ralinho mesmo sem nenhum pedacinho, aos poucos, fui processando menos e menos para deixar pequenos pedacinhos, conforme a liberação do pediatra!
Sempre depois de processar eu passava o garfo para garantir que não tinha nenhum pedaço sobrando e para que o bebe não engasgasse.
Se alguma papinha ficasse muito aguada, uma boa dica é utilizar a aveia ela engrossa e é muito saudável! Com relação a carne, eu sempre dava uma pequena selada nela antes de colocar na panela da papinha, outra dica importante é encher sua casa de potinhos, eu comprei uns próprios de papinhas, coloridinhos que vendem em lojas de bebe mesmo!
Mamas, eu AMAVA fazer papinhas, o Matheus adorava e eu me sentia o máximo.. Tão fácil de fazer, e você pode fazer em um único dia 2 tipos diferentes, congelar e ter papinhas para semana toda ou até mais...
Espero que vocês tenham gostado, deixem seus comentários e boa sorte!!!
Assinar:
Postagens (Atom)